Quando é melhor fazer mamografia e quando é melhor fazer ultra-som da mama?

Quando é melhor fazer mamografia e quando é melhor fazer ultra-som da mama?
A mamografia é, na atualidade o melhor método para diagnóstico precoce de câncer de mama e está indicada a partir dos 40 anos, anualmente, para a mulher assintomática, ou seja, aquela que não sente nenhuma anormalidade nas mamas.
A ultra-sonografia das mamas é um método auxiliar da mamografia nos seguintes casos: 1) quando a mamografia mostra um nódulo (caroço) a ultra-sonografia pode determinar se é cisto (um carocinho cheio de líquido) ou se é sólido (seco por dentro). A conduta, ou seja, o que o médico da paciente vai fazer após este resultado pode se modificar, dependendo da estrutura do caroço; 2) quando a mama tem pouca gordura, é chamada de mama densa e pode esconder carocinho, até mesmo um palpável. Neste caso o ultra-som pode “penetrar” neste tecido denso e ajudar a mostrar o carocinho escondido.
Uma situação em que a ultra-sonografia é usada como primeiro exame (depois da palpação) é na mulher jovem (abaixo dos 30-35 anos). Nestas mulheres os nódulos são melhor avaliados pela ultra-sonografia, pois as mamas neta idade geralmente são densas; além disso, a ultra-sonografia não utiliza radiação ionizante como a mamografia, podendo ser feita em mulheres jovens e quantas vezes forem necessárias.

A radiação da mamografia pode ser prejudicial?
Não. Houve uma polemica sobre este assunto nos anos 60 que acabou sendo muito útil. Os aparelhos e os filmes melhoraram tanto que hoje a radiação é mínima e os benefícios enormes.
Assim, com equipamentos modernos, profissionais conscientes e a supervisão da vigilância Sanitária pode-se ter um exame, de forma a proporcionar o diagnóstico precoce.

Por que é necessário guardar as mamografias anteriores para comparar com a atual?
Porque a mamografia não previne o câncer, não funciona como uma vacina. Alguns cânceres tem um aspecto tão discreto que só da para percebê-lo quando comparamos com exames anteriores e observamos que houve uma pequena alteração que não tinha antes.

O que é calcificação na mama?
A calcificação na mama pode ter duas origens: benigna (devido a secreções calcificadas dentro das estruturas das mamas, calcificações do tecido de sustentação, calcificações das aterias ou resultantes de algum processo benigno como necrose gordurosa após cirurgia ou traumatismo na mama) e maligna (devido a restos celulares necróticos ou a outros processos malignos). Algumas vezes é fácil de diferenciá-las pela mamografia e, muitas vezes é muito difícil. Por isso, muitas mulheres que tem calcificações fazem biópsia, as quais na maior parte das vezes dão resultado benigno.
O que é cisto na mama? Pode se transformar em câncer? Aumenta com o uso de hormônio?
Cisto é um nódulo que contem líquido. Pode ser palpável ou não. Dá par ser identificado pela ultra-sonografia. Quando é grande, está doendo, ou existe alguma dúvida quanto à sua estrutura interna, o médico costuma puncionar o cisto. A punção é uma injeção ao contrário, pois ao invés de injetar líquido, o médico vais aspirá-lo. Após a aspiração o cisto “murcha” e desaparece; em 30% das vezes pode voltar depois da punção. O líquido pode ser verde claro ou escuro, azul, amarelo ou transparente. Só precisa mandar o líquido para exame para o patologista se sair com sangue. O cisto é uma alteração funcional benigna, ele pode aumentar, diminuir e até desaparecer, conforme a fase do ciclo menstrual, alguns ficam crônicos e seu liquido pode ficar espesso. O cisto não se transforma em câncer; quase todas as mulheres tem pequenos cistos. Com o uso de hormônios os cistos podem aumentar de tamanho, assim como as lesões sólidas.

O uso de hormônio no climatério (depois da menopausa) causa câncer?
O uso do hormônio pode promover o crescimento de um câncer se já houver um tecido maligno inicial. Ele não induz ao aparecimento do câncer.
Dra. Selma de Pace Bauab
Dra.Joslei Garcia curtis
Dra. Tais Rotoli Baldelin
Clinica Mama Imagem




» Câncer de mama - como descobrir
» Por que o auto-exame da mama é tão importante?
» Qual o melhor momento de se examinar as mamas ?
» Como sei o que é normal e o que não é?
» Onde e como devo fazer o auto-exame das mamas?
» Qualquer protuberância significa que tenho câncer de mama?
» O que é a mamografia?
» Quando é melhor fazer mamografia e quando é melhor fazer ultra-som da mama?
» Amamentar protege contra o câncer de mama
» Implantes de silicone e mamografia
» Desconforto mamário devido a alterações funcionais benignas
» Auto exame
» Vantagens e Limitações do Diagnóstico Mamográfico


Osteoporose
Tudo sobre Mama

                                                   Mama Imagem © 2000-2010 - Todos Direitos Reservados